A música desempenha um papel importante na vida dos seres humanos. É uma linguagem universal que ultrapassa barreiras geográficas e culturais fazendo-se presente em todas as épocas ao longo da história.
No desenvolvimento humano, exerce influência fundamental. As pesquisas demonstram que os bebês, ainda no útero materno, desenvolvem reações aos estímulos sonoros, aos ritmos e à linguagem humana. Atualmente, foi comprovado que o ensino da música para as crianças auxilia no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo. Temos, também, o seu emprego com caráter terapêutico.
A música estimula a nossa mente em vários hemisférios cerebrais, o que a caracteriza como um grande incentivo para as habilidades humanas. Alguns estudos apontam que, mesmo o contato com a música sendo somente para sua apreciação, o simples ato de ouvi-la com atenção e propriedade cria estímulos cerebrais bastante intensos, ativando várias das nossas funções cerebrais ao mesmo tempo, entre elas a auditiva, a motora, a visual, a afetiva e a cognitiva.
Quanto maior for o envolvimento da criança com a música, maiores serão os seus benefícios. Pesquisas comprovam que adultos que estiveram expostos a experiências musicais na infância têm um maior desenvolvimento intelectual, motor, afetivo e cognitivo. Comprovadamente, a prática da música, seja pelo aprendizado de um instrumento ou apenas pela interação e apreciação, potencializa a aprendizagem cognitiva em vários campos, como a memória e os raciocínios lógicos e abstratos.
A linguagem musical é apontada como uma das áreas de conhecimento mais importantes na educação infantil, juntamente com a linguagem oral, escrita, das artes visuais e da matemática, dos movimentos e das ciências. A sua relevância também é percebida no desenvolvimento social, quando utilizada para o aprendizado das regras sociais de forma lúdica, como nas brincadeiras de roda.
As músicas auxiliam em situações de dúvida, de escolha, de alegria, de tristeza, de perdas e de decepções. Por isso, é muito importante incentivar experiências com elas, especialmente, adequando-as as atividades das diversas fases da criança.
A família e a escola têm papel relevante neste aprendizado. Todas essas atividades relacionadas com a música, desde as canções de embalar e ninar até a possibilidade do trabalho musical da escola são de responsabilidade de mães, pais e educadores. Por isso, é recomendado que sempre se oportunize aos ouvidos e cérebros dos filhos, músicas ricas, estimulantes e de boa qualidade.
No desenvolvimento humano, exerce influência fundamental. As pesquisas demonstram que os bebês, ainda no útero materno, desenvolvem reações aos estímulos sonoros, aos ritmos e à linguagem humana. Atualmente, foi comprovado que o ensino da música para as crianças auxilia no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo. Temos, também, o seu emprego com caráter terapêutico.
A música estimula a nossa mente em vários hemisférios cerebrais, o que a caracteriza como um grande incentivo para as habilidades humanas. Alguns estudos apontam que, mesmo o contato com a música sendo somente para sua apreciação, o simples ato de ouvi-la com atenção e propriedade cria estímulos cerebrais bastante intensos, ativando várias das nossas funções cerebrais ao mesmo tempo, entre elas a auditiva, a motora, a visual, a afetiva e a cognitiva.
Quanto maior for o envolvimento da criança com a música, maiores serão os seus benefícios. Pesquisas comprovam que adultos que estiveram expostos a experiências musicais na infância têm um maior desenvolvimento intelectual, motor, afetivo e cognitivo. Comprovadamente, a prática da música, seja pelo aprendizado de um instrumento ou apenas pela interação e apreciação, potencializa a aprendizagem cognitiva em vários campos, como a memória e os raciocínios lógicos e abstratos.
A linguagem musical é apontada como uma das áreas de conhecimento mais importantes na educação infantil, juntamente com a linguagem oral, escrita, das artes visuais e da matemática, dos movimentos e das ciências. A sua relevância também é percebida no desenvolvimento social, quando utilizada para o aprendizado das regras sociais de forma lúdica, como nas brincadeiras de roda.
As músicas auxiliam em situações de dúvida, de escolha, de alegria, de tristeza, de perdas e de decepções. Por isso, é muito importante incentivar experiências com elas, especialmente, adequando-as as atividades das diversas fases da criança.
A família e a escola têm papel relevante neste aprendizado. Todas essas atividades relacionadas com a música, desde as canções de embalar e ninar até a possibilidade do trabalho musical da escola são de responsabilidade de mães, pais e educadores. Por isso, é recomendado que sempre se oportunize aos ouvidos e cérebros dos filhos, músicas ricas, estimulantes e de boa qualidade.
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